A partir de maio de 2024O WhatsApp já tem 2,94 mil milhões de utilizadores em todo o mundo.
Apesar de a Meta ser uma megaempresa tecnológica, não é fácil garantir o bom funcionamento deste software com uma mega base de utilizadores, pelo que a Meta desenvolveu um Política de Mensagens do WhatsApp Business responder com cânticos Política do WhatsApp Businessestabelece requisitos pormenorizados tanto para os utilizadores do WhatsApp como para as empresas que pretendam utilizar o WhatsApp para actividades comerciais.
Se quiser ter a certeza de que a sua conta WhatsApp funciona corretamente, é melhor seguir estes requisitos de política. Iremos desenvolver vários aspectos da explicação.
A conta empresarial do WhatsApp é?
Na verdade, existem três versões do WhatsApp, nomeadamente o WhatsApp, o WhatsApp Business App e o WhatsApp Business API, cada uma das quais corresponde a diferentes cenários de utilização.
Vamos analisar as diferenças entre estas ferramentas:
- uso pessoalO WhatsApp é uma aplicação de mensagens instantâneas concebida para os utilizadores pessoais comunicarem com amigos e familiares.
- Funções básicasInclui o envio de mensagens de texto, mensagens de voz, imagens, vídeos, ficheiros e a realização de chamadas de voz e de vídeo.
- conversação em grupoSuporte para criar e participar em chats de grupo para comunicar com vários contactos ao mesmo tempo.
Aplicação WhatsApp Business
- pequena empresaA aplicação WhatsApp Business é uma aplicação gratuita concebida para pequenas empresas para as ajudar a comunicar de forma mais profissional com os seus clientes.
- Informações comerciaisPermite às empresas criar perfis comerciais que contêm informações sobre a empresa, tais como endereço, descrição, e-mail, sítio Web e horário de funcionamento.
- Ferramentas de automatizaçãoInclui autoresponders, respostas rápidas e mensagens de boas-vindas para melhorar a eficiência do serviço ao cliente.
- gestão de rótulosAs empresas podem utilizar a funcionalidade de marcação para organizar e gerir as conversas com os clientes.
- Estatísticas de mensagensEstatísticas de mensagens básicas, permitindo às empresas ver as mensagens enviadas, recebidas e lidas.
WhatsApp Business API
- empresa de média a grande dimensãoA API do WhatsApp Business foi concebida para médias e grandes empresas e não tem uma aplicação autónoma, mas requer a utilização daParceiro Oficial Certificado MetaUtilização integrada, por exemploYCloud.
- capacidade de integraçãoPermite às organizações integrar o WhatsApp nos seus sistemas de gestão das relações com os clientes (CRM) existentes e noutros sistemas de back-office para permitir interacções em massa e automatizadas com os clientes.
- Funcionalidades avançadasA API do WhatsApp Business suporta não só todas as funcionalidades de automatização da APP do WhatsApp Business, mas também funcionalidades mais personalizáveis, como chatbots, integração de sistemas de apoio ao cliente e modelos de mensagens complexos.
- custoAo contrário da aplicação WhatsApp Business, ao utilizar as mensagens da API do WhatsApp BusinessFaturação por volume e zona de entrega.
Dito isto, o WhatsApp é para uso pessoal, a aplicação WhatsApp Business é para pequenas empresas e a API do WhatsApp Business é para organizações de média a grande dimensão que necessitam de uma solução de comunicação com o cliente mais sofisticada e em grande escala.
Além disso, como utilizador pessoal do WhatsApp, pode receber mensagens de utilizadores empresariais da WhatsApp Business APP e da WhatsApp Business API.
O que é que as empresas devem ter em atenção ao adicionar contactos no WhatsApp?
Todos sabemos que, para conversar com alguém no WhatsApp, basta saber o número de telemóvel dessa pessoa.
Mas isto ainda tem alguns pré-requisitos, ou seja, o diálogo do utilizador tem de começar com a aprovação e o consentimento de ambas as partes:
(a) A outra parte forneceu-lhe o seu número de telemóvel;
(b) Recebeu autorização do destinatário confirmando que pretende receber mensagens de seguimento ou chamadas suas no WhatsApp.
Estes requisitos seguem a premissa de "criar uma óptima experiência" - afinal de contas, ninguém quer ser bombardeado com mensagens estranhas, certo?
O Meta também adoptará uma série de restrições às contas comerciais que enviam cegamente mensagens de marketing:
1) Se a mensagem em massa de uma empresa receber demasiadas reacções negativas e queixas dos utilizadores porque a qualidade do conteúdo enviado é demasiado baixa, o sistema limitará a quantidade de mensagens e chamadas que a empresa pode enviar, ou mesmo bloquear o número - de facto, é muito comum ser bloqueado.
2) Se uma empresa tiver outras violações dos termos ou políticas, como o envio de mensagens a grandes grupos de pessoas de forma não autorizada, também será alvo de um bloqueio oficial do WhatsApp.
É importante notar que este tipo de processo de bloqueio dificulta muitas vezes a recuperação de uma conta devido a uma clara violação das políticas comerciais do WhatsApp. Por isso, as empresas têm de assumir a responsabilidade pelo conteúdo das mensagens que enviam e pela forma como as enviam. Certifique-se de que envia conteúdo de alta qualidade ou mensagens de valor (por exemplo, mensagens de notificação, mensagens de verificação, etc.).
Então, como obter a autorização dos utilizadores?
A lógica subjacente ao opt-in do recetor é que o utilizador quer, ou mesmo espera, receber mensagens da empresa.
Para concretizar esta lógica, as empresas podem fazer o seguinte:
1. enviar mensagens que sejam de interesse ou valor para os utilizadores. (por exemplo, actualizações de encomendas, ofertas relevantes, recomendações de produtos, etc.)
2. obter opt-ins individuais por categorias de mensagens específicas, por exemplo, os utilizadores podem optar por receber apenas mensagens de notificação, mensagens de verificação ou mensagens de marketing de campanhas.
3. fornecer instruções claras sobre a forma como os utilizadores podem optar por não receber essas mensagens e honrar esses pedidos.
4) Assegure-se de que os seus processos de opt-in e opt-out são claros e intuitivos para os utilizadores.
5. comunicar claramente o valor de receber estas informações no WhatsApp.
O que é que não posso vender na Plataforma WhatsApp Business?
Apesar da proibição da venda de produtos e serviços específicos, as empresas podem continuar a utilizar as funcionalidades comerciais do WhatsApp, sujeitas a determinadas restrições. Segue-se uma descrição das principais mensagens e do âmbito da política comercial do WhatsApp:
- As organizações e/ou indivíduos envolvidos em actividades terroristas ou de crime organizado estão proibidos de utilizar o Serviço WhatsApp Business.
- É proibido utilizar o serviço WhatsApp Business para promover ou organizar actividades criminosas, incluindo explorar ou causar danos físicos, financeiros ou outros a pessoas, empresas ou animais.
- É proibida a utilização dos Serviços do WhatsApp Business para operar, comprar, vender, promover ou facilitar a troca de produtos ou serviços ilegais.
- Proibimos, a nosso exclusivo critério, a utilização dos Serviços Empresariais do WhatsApp para comprar, vender, promover ou facilitar a troca de determinados bens e serviços regulamentados ou restritos, incluindo:
❌ Armas de fogo
Álcool e tabaco
Drogas, quer prescritas, recreativas ou outras
Produtos de saúde Espécies ameaçadas (vida selvagem e plantas)
Animais vivos não ameaçados de extinção (exceto gado)
Bens e materiais perigosos
Moedas reais, virtuais ou fictícias, incluindo ICOs e opções binárias
Partes do corpo ou fluidos
Modelos de negócio, bens, artigos ou serviços que o WhatsApp considere potencialmente fraudulentos, enganadores, ofensivos ou enganosos, ou potencialmente exploradores, inapropriados ou indevidamente pressionadores para o grupo-alvo
Jogo a dinheiro real
Produtos e serviços para adultos
Serviços de encontros
Marketing multinível
Empréstimos do dia de pagamento, adiantamentos de salários, empréstimos entre pares, cobrança de dívidas e fianças
Estas proibições aplicam-se independentemente de a sua empresa ser ou não titular de uma licença, registo ou outra aprovação global ou local.
- As organizações não devem discriminar indevidamente ou implicar uma preferência por ou contra outra pessoa com base em características pessoais (incluindo, mas não se limitando a, raça, etnia, cor, nacionalidade, cidadania, religião, idade, sexo, orientação sexual, identidade de género, estatuto familiar), estado civil, deficiência ou condição médica ou genética. As organizações devem cumprir todas as leis aplicáveis que proíbem a discriminação.
- As mensagens não devem conter conteúdos ofensivos, como material pornográfico explícito ou nudez, a nosso critério exclusivo.
As empresas são responsáveis pelo cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis, incluindo a Política de Informações e Negócios do WhatsApp
Compreender e aderir às Políticas Comerciais do WhatsApp é fundamental para que os comerciantes possam garantir que as suas operações comerciais na plataforma estão em conformidade com a lei. Ao seguir estas políticas, os comerciantes podem estabelecer ligações comerciais fiáveis no WhatsApp, fornecer produtos e serviços seguros e legítimos e aumentar a confiança e a satisfação dos utilizadores.